DRC Turismo - Viaje com quem gosta de viajar!

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Navegar nunca foi tão preciso! - por Telma M. Brito*

(CLIA ABREMAR Brasil, 19/01/2016)

Em tempos de águas turbulentas na política e na economia, o corpo pede um pouco mais de alma! No ritmo frenético que a vida moderna acontece, uma viagem por mar pode ser a alternativa para nos reequilibrarmos.

Quando o corpo pede um tempo é preciso entender que este corpo não é uma simples estrutura de ossos, pele e músculos, mas composto de todos os sentidos – e estes não podem ser dissociados do corpo humano, uma vez que através deles emoções e sentimentos participam da interpretação do mundo. A paisagem marítima contribui para uma maior percepção da interpretação do corpo e dos sentidos. Somos um organismo biológico, um ser social e um indivíduo único, e estamos equipados para registrar um sem número de estímulos ambientais.

Os cruzeiros, enquanto atividade de lazer realizada em ambiente natural e num ritmo mais lento que as viagens tradicionais, podem representar a busca para o despertar de emoções, pois a audição é aguçada quando ouvimos o barulho do mar no deslocamento do navio; o tato é facilmente percebido, pois a brisa do mar e o vento tocam os corpos. O olfato também é privilegiado, pelo cheiro do mar, dentre outros.

A viagem marítima pode se constituir num exercício dos sentidos e percepções através da experiência sensível por ela provocada, causando um modo de conhecimento relacionado a determinadas emoções, fundidas com os sentidos corporais, no contato com a natureza.

O ritmo dos cruzeiros colabora para esta reorganização do corpo e da alma. Uma viagem de lazer por mar pode favorecer a diminuição do ritmo da vida moderna e a contemplação da natureza. A bordo de um navio é possível “ver a vida passar”. Opções de destinos não faltam. É possível escapar por apenas 3 ou 4 dias, nos minicruzeiros ou ainda escolher roteiros mais longos ou até mesmo uma Volta ao Mundo. É só tomar a decisão de desacelerar e embarcar!

Bem-vindos a bordo e aproveitem para relaxar!
* Telma M. Brito é Diretora da Navigare, Mestre pela Unicamp e pela UNIBERO, e pesquisadora de Cruzeiros Marítimos há mais de 30 anos, e escreveu nesse espaço a convite da Associação.

A temporada de cruzeiros na costa brasileira está a todo vapor! Já reservou sua cabine? Para mais informações e reservas, consulte o Navega Fácil (navegafacil.com), parceiro de Cruising online, não esquecendo de informar o código "Cruising01" para condições e atendimento diferenciados. Aproveite a promoção Navega com Upgrade, que oferece upgrade grátis para algumas saídas na costa brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário